Os objetivos e as aprendizagens essenciais
“A componente de Cidadania e Desenvolvimento visa contribuir para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos, de diálogo e no respeito pelos outros, alicerçando modos de estar em sociedade que tenham como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social” . Sendo missão dos professores “preparar os alunos para a vida, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos” (ENSINO BÁSICO E ENSINO SECUNDÁRIO | CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO – Aprendizagens essenciais).
1. Aprendizagens essenciais
Propõe-se como aprendizagens essenciais o desenvolvimento dos seguintes temas:
1.º Grupo - Obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais)
• Direitos Humanos
• Igualdade de Género
• Interculturalidade
• Desenvolvimento Sustentável • Educação Ambiental • Saúde
2.º Grupo - Trabalhado pelo menos em dois ciclos do ensino básico
• Sexualidade
• Media
• Instituições e participação democrática
• Literacia financeira e educação para o consumo • Segurança rodoviária
3.º Grupo - Com aplicação opcional em qualquer ano de escolaridade
• Empreendedorismo
• Mundo do Trabalho
• Risco • Segurança, Defesa e Paz
• Bem-estar animal
• Voluntariado
• Outras, de acordo com as necessidades de educação param a cidadania diagnosticadas pela escola.
https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/cidadania_e_desenvolvimento.pdf
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