quarta-feira, 3 de março de 2021

3 de março - Dia Internacional da Vida Selvagem

 Dia Internacional da Vida Selvagem

O Dia Internacional da Vida Selvagem celebra-se a 3 de março.

O objetivo deste dia criado em 2013 pela ONU é celebrar a fauna e a flora do planeta, assim como alertar para os perigos do tráfico de espécies selvagens animais.

Foi escolhido o dia 3 de março para esta efeméride já que foi neste dia, em 1973, que se verificou a CITES - Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção.

De acordo com a ONU, o tráfico de animais e a caça valem até 213 mil milhões de dólares por ano.

Animais selvagens à beira de um lago

Números do Dia Mundial da Vida Selvagem

Este dia tenta relembrar o contributo das plantas e dos animais selvagens para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar em geral da humanidade, além dos perigos diários que a vida selvagem corre em diversas frentes. Ainda segundo os dados da ONU temos:

  • 20.000 a 25.000 elefantes mortos anualmente em África
  • 100.000 elefantes africanos mortos de 2010 e 2012
  • 1.215 rinocerontes mortos em 2014 na África do Sul
  • 220 número de chimpanzés mortos em 2014
  • 1 milhão de pangolins retirados do seu habitat em dez anos
Retirado de:  https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-vida-selvagem/

segunda-feira, 1 de março de 2021

1 de março - Dia Mundial da Proteção Civil

 


O Dia Mundial da Proteção Civil celebra-se a cada dia 1 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização.

Uma data global, instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil. O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

A proteção civil surgiu em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”, definindo-se como um sistema nacional de gestão dos serviços de emergência que proporciona assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.

Em Portugal, a ANEPC é a autoridade em matéria de emergência e proteção civil.

 A ANEPC tem por missão planear, coordenar e executar as políticas de emergência e de proteção civil, designadamente na prevenção e na resposta a acidentes graves e catástrofes, de proteção e socorro de populações, coordenação dos agentes de proteção civil e assegurar o planeamento e coordenação das necessidades nacionais na área do planeamento civil de emergência, com vista a fazer face a situações de crise ou de guerra.

Tem ainda por missão promover a aplicação, a fiscalização e inspeção sobre o cumprimento das leis, regulamentos, normas e requisitos técnicos aplicáveis no âmbito das suas atribuições.

Retirado de:  

https://escolaamiga.pt/blog/e578367f-89ed-4514-bdd2-a824160869d5?filters=[]&offset=0&total=10&fbclid=IwAR2JMhFymbGEnL_6wnqkD7cPKuIKePjrFRuXor2_fk7CR38vFBoUUDeS-SQ